sábado, 15 de março de 2008

Felicidade

Uma pergunta simples... Bom nem tanto, mas vamos lá. Qual seu maior sonho?
Ser feliz é uma resposta quase instintiva, mas por quê? Ainda não é? Porque a resposta mais comum não é: continuar a ser feliz como sou hoje!? Pois se é feliz hoje, seu sonho que sempre indica futuro é continuar a manter esta felicidade, certo?
Existe pílula mágica pra felicidade? Prozac não vale. A resposta é não.
A Felicidade é algo interior, não encontraremos no mundo exterior nem em ninguém. Mas esta frase não soa um tanto quanto distantes pra nós, pobres mortais? Para os budistas, felicidade verdadeira, a tal “iluminação” só será atingida com a ausência total de desejos. Segundo esta crença, o Desejo é a causa da nossa infelicidade, pois é algo que não cessa nunca, nunca se satisfaz.
Então, talvez felicidade e sobretudo a eterna que tanto desejamos, não seja algo para um mundo como o nosso de expiações e provas, material, grosseiro, impermanente e repleto de... Desejos.
Felicidade eterna foi um conceito que venderam pra nós e compramos fácil demais, e refém nós ficamos desta idéia de ter que ser feliz a todo custo, a toda hora e a todo segundo. E nunca conseguimos da forma completa que queremos, (lembra de que o desejo nunca cessa?) o que só aumenta a nossa angústia e o pior, quando mais corremos atrás dela, mais distante ela fica.
Se esta numa semana feliz, num dia feliz, até mesmo em hora feliz, aproveite!
Não será sempre assim, não espere que seja. Nunca será, não aqui.
Não acostumou ainda com esta montanha russa que é nossa vida e nossos sentimentos?
Nem eu, mais já esta mais do que na hora. Quem sabe sendo feliz quando Deus, a vida, as pessoas, as situações assim permitirem. Por uma hora, por um dia, por semanas quem sabe e claro: desejando menos. Paremos de correr atrás de algo que se não for espontâneo, nunca preencherá o vazio que sentimos. Palavras ao vento ou um caminho a seguir? Cabe a você a resposta.

Nenhum comentário: